Seguidores

Para Que Vim


Esse blog tem como objetivo difundir a Música Popular Brasileira em geral, seja ela qual for: a música do Sul, a musica do Cariri, a Pajeuzeira ou mesmo outros ritmos de regiões diferenciadas. Nasci no Sertão do Pajeú, lugar onde a poesia jorra com muita facilidade e que os Poetas do Repente cospem versos com uma precisão incrível. Sempre tive esta curiosidade de fazer postagens e construir um blog. Aliás, criar um blog é simples e rápido, mas, o difícil mesmo é mantê-lo vivo e pulsante. Uma tarefa difícil e tem que ser feita com muita dedicação e precisão, sei que às vezes agradamos a uns e desagradamos a outros; também pudera, não somos perfeitos e isso acontece em todas as áreas e campos de trabalho. E para que o blog aconteça, tenho que desafiar o meu tempo e fazer propagar até aqueles que acessam e fazem aquisições de temas no gênero da música, da poesia e outros segmentos da cultura brasileira. Não tenho a experiência de um Blogueiro profissional, mas, como se diz: “Experiência só se conquista com tempo, perseverança e dedicação”. É isso aí, espero que curtam esse espaço que faço com exclusividade para vocês.


Obs.: Do lado direito do seu monitor adicionei uma rádio (Cantigas e Cantos) com a finalidade de que você leia e ao mesmo tempo ouça uma seleção musical exclusivamente feita por mim. Também inserí fotos Antigas da Capital da Poesia (S. José do Egito), fotos retiradas do Baú do Jornalista Marcos Cirano.


Texto: Gilberto Lopes

Criador do Blog.

sexta-feira, 15 de maio de 2015

Poeta Egipciense Marcos Passos lança o livro “ Zé Marcolino: Conversa Sem Protocolo”, dia 30 de maio, na casa de show Sala de Reboco


ATENÇÃO, AMIGOS POETAS E ADMIRADORES DO CANCIONEIRO NORDESTINO!
F-I-N-A-L-M-E-N-T-E PUBLICAMOS O LIVRO ZÉ MARCOLINO-CONVERSAS SEM PROTOCOLO

Nesta obra literária, apresentamos depoimentos de amigos e admiradores, homenagens poéticas e musicais, reportagens, entrevista e iconografia.
Zé Marcolino, além de grande poeta descritivo e espirituoso, foi um exímio contador das histórias do povo do seu lugar. Então, reservamos um capítulo para registrar a mestria com que ele divulgava a astúcia dos sertanejos.
Em se tratando do mestre de Cacimba Nova, não se poderia deixar de enaltecer o talento que o celebrizou: as suas magníficas composições. Assim, se não a sua musicografia completa, os admiradores de Marcolino terão acesso a uma grande parte das letras desse baluarte que se confundia com o próprio sertão nordestino.

Sempre dedicado ao baião de viola, Marcolino cantava improvisos e outras músicas compostas por ele. Agradava a todos os que o ouviam, tanto pelo conteúdo do que compunha, como pela ‘voz de trovão’ que possuía.
Com o sucesso de suas canções interpretadas por vários artistas – O Rei Luiz Gonzaga, Quinteto Violado, Dominguinhos, Genival Lacerda, Ivan Ferraz, entre tantos outros-, Marcolino montou um conjunto e passou a fazer shows pelo sertão, contando e cantando suas muitas histórias e composições.
Produzido pelos integrantes do Quinteto Violado, ele lançou seu primeiro e único LP: Sala de Reboco (pela Chantecler), Um disco merecedor de reedição em CD.

Pela Imprensa Universitária da UFRPE publicou o livro: Cantadores, Prosas Sertanejas e Outras Conversas, carente de republicação para deleite dos seus admiradores.

*******************

A festa de lançamento do livro será na casa de shows SALA DE REBOCO, (Rua Gregório Júnior, 264 - Cordeiro, Recife - PE, (81) 3228-7052) no sábado dia 30 de maio de 2015, aberto ao público a partir do meio dia.

Logo mais divulgarei as atrações para o dia do lançamento.

Abração em todos!


Marcos Passos

Nenhum comentário:

Postar um comentário