Seguidores

Para Que Vim


Esse blog tem como objetivo difundir a Música Popular Brasileira em geral, seja ela qual for: a música do Sul, a musica do Cariri, a Pajeuzeira ou mesmo outros ritmos de regiões diferenciadas. Nasci no Sertão do Pajeú, lugar onde a poesia jorra com muita facilidade e que os Poetas do Repente cospem versos com uma precisão incrível. Sempre tive esta curiosidade de fazer postagens e construir um blog. Aliás, criar um blog é simples e rápido, mas, o difícil mesmo é mantê-lo vivo e pulsante. Uma tarefa difícil e tem que ser feita com muita dedicação e precisão, sei que às vezes agradamos a uns e desagradamos a outros; também pudera, não somos perfeitos e isso acontece em todas as áreas e campos de trabalho. E para que o blog aconteça, tenho que desafiar o meu tempo e fazer propagar até aqueles que acessam e fazem aquisições de temas no gênero da música, da poesia e outros segmentos da cultura brasileira. Não tenho a experiência de um Blogueiro profissional, mas, como se diz: “Experiência só se conquista com tempo, perseverança e dedicação”. É isso aí, espero que curtam esse espaço que faço com exclusividade para vocês.


Obs.: Do lado direito do seu monitor adicionei uma rádio (Cantigas e Cantos) com a finalidade de que você leia e ao mesmo tempo ouça uma seleção musical exclusivamente feita por mim. Também inserí fotos Antigas da Capital da Poesia (S. José do Egito), fotos retiradas do Baú do Jornalista Marcos Cirano.


Texto: Gilberto Lopes

Criador do Blog.

segunda-feira, 2 de junho de 2014

Memória do Cangaço: "Antônio Silvino", Por Geraldo Antônio de Souza Júnior



O CANGAÇO
ANTÔNIO SILVINO

ANTES DE LAMPIÃO, ANTÔNIO SILVINO REINOU NO CANGAÇO EM TERRAS NORDESTINAS.
ANTES DE LAMPIÃO ELE ERA O CANGACEIRO MAIS FAMOSO E SEU APELIDO ERA RIFLE DE OURO.
DURANTE APROXIMADAMENTE 16 ANOS DRIBLOU A POLICIA, PRATICOU SAQUES E ASSASSINOU INIMIGOS, PORÉM ERA TRATADO PELOS POETAS E PELO POVO COMO UM HERÓI POR RESPEITAR AS FAMÍLIAS.
ANTÔNIO SILVINO ERA UMA ESPÉCIE DE CANGACEIRO ROMÂNTICO E TIDO POR MUITOS COMO UM HOMEM JUSTO EM SUAS AÇÕES, QUE ERAM NA GRANDE MAIORIA VOLTADAS CONTRA OS PODEROSOS E O GOVERNO.
ATINGIDO NO PULMÃO DURANTE UM TIROTEIO CONTRA A POLICIA, NO DIA 28 DE NOVEMBRO DE 1914, VIU-SE OBRIGADO A SE ENTREGAR ÀS AUTORIDADES.
SUA PRISÃO CAUSOU EUFORIA NA POPULAÇÃO DE RECIFE-PE ONDE UMA MULTIDÃO AGUARDAVA SUA CHEGADA, PARA VER DE PERTO A LENDA VIVA DO CANGAÇO.
SILVINO PERMANECEU PRESO NA CASA DE DETENÇÃO DO RECIFE-PE POR VINTE E TRÊS ANOS, DOIS MESES E DEZOITO DIAS.
EM 04 DE FEVEREIRO DE 1937 FOI INDULTADO PELO ENTÃO PRESIDENTE GETÚLIO VARGAS, QUE FEZ QUESTÃO DE CONHECÊ-LO PESSOALMENTE.
FALECEU NO DIA 30 DE JULHO DE 1944 EM CAMPINA GRANDE-PB, MORANDO DE FAVOR NA CASA DE UMA PRIMA, TERMINANDO SEUS DIAS DE VIDA COMO UM CIDADÃO DE BEM E DIGNO DA VIDA EM SOCIEDADE, A EXEMPLO DA GRANDE MAIORIA DOS EX CANGACEIROS.


Por: Geraldo Antônio de Souza Júnior

Fonte: Lampião, Cangaço e Nordeste (Facebook)

Nenhum comentário:

Postar um comentário