Seguidores

Para Que Vim


Esse blog tem como objetivo difundir a Música Popular Brasileira em geral, seja ela qual for: a música do Sul, a musica do Cariri, a Pajeuzeira ou mesmo outros ritmos de regiões diferenciadas. Nasci no Sertão do Pajeú, lugar onde a poesia jorra com muita facilidade e que os Poetas do Repente cospem versos com uma precisão incrível. Sempre tive esta curiosidade de fazer postagens e construir um blog. Aliás, criar um blog é simples e rápido, mas, o difícil mesmo é mantê-lo vivo e pulsante. Uma tarefa difícil e tem que ser feita com muita dedicação e precisão, sei que às vezes agradamos a uns e desagradamos a outros; também pudera, não somos perfeitos e isso acontece em todas as áreas e campos de trabalho. E para que o blog aconteça, tenho que desafiar o meu tempo e fazer propagar até aqueles que acessam e fazem aquisições de temas no gênero da música, da poesia e outros segmentos da cultura brasileira. Não tenho a experiência de um Blogueiro profissional, mas, como se diz: “Experiência só se conquista com tempo, perseverança e dedicação”. É isso aí, espero que curtam esse espaço que faço com exclusividade para vocês.


Obs.: Do lado direito do seu monitor adicionei uma rádio (Cantigas e Cantos) com a finalidade de que você leia e ao mesmo tempo ouça uma seleção musical exclusivamente feita por mim. Também inserí fotos Antigas da Capital da Poesia (S. José do Egito), fotos retiradas do Baú do Jornalista Marcos Cirano.


Texto: Gilberto Lopes

Criador do Blog.

sexta-feira, 30 de maio de 2014

Música » Livro que codifica Luiz Gonzaga é lançado no Recife

"Forró: a codificação de Luiz Gonzaga" pode ser apreciado tanto por leigos quanto por músicos e estudiosos

Um pocket show com participações de Herbert Lucena e do sanfoneiro Gennaro marca o lançamento de Forró: a codificação de Luiz Gonzaga (Cepe Editora, R$ 60), nesta sexta-feira (30), às 18h, no Museu Cais do Sertão, Bairro do Recife. Escrito pelo músico e pesquisador Climério de Oliveira, o livro analisa alguns dos principais aspectos da obra e da construção da carreira do Rei do Baião. 
No DVD que acompanha o livro, há um workshop e partituras musicais. Além de depoimentos, histórias sobre Gonzagão, apresentação de técnicas e vídeo com uma banda tocando seis canções. 

Nas interpretações, Climério e o grupo contam com a participação de convidados especiais. Dominguinhos aparece em Baião, Maciel Melo canta Quer ir mais eu?, Herbet Lucena vai de Forró de Mané Vito e Gennaro toca Olha a pisada.

Um dos grandes méritos de Forró: a codificação de Luiz Gonzaga é o de poder ser apreciado tanto por leigos quanto por músicos e estudiosos. Na primeira parte, o livro expõe parte da vida de Luiz Gonzaga e descreve os ambientes sonoros e sociais nos quais ele se criou e vivenciou.



 Na segunda parte, Climério disseca os diversos elementos que compõem a chamada música “gonzaguiana” e as características de subgêneros do forró como o xote, o baião, a toada e o arrasta-pé. 

Bastante interessante é a explicação de como surgiu a icônica formação do hoje chamado trio pé de serra (triângulo, zabumba e sanfona). O autor vai descrevendo como se deu a evolução desse modelo e como Gonzaga o formatou. 

Fazendo paralelo com o sentido do termo usado na biologia (o de transformação, adaptação ao ambiente), o Rei do Baião iniciou sua carreira sendo acompanhado por instrumental formado pelo que Climério Oliveira batizou de “regional sanfonado”. Este era formado por uma mescla de instrumentos usados em estilos como o choro (violão de seis e sete cordas, cavaquinho, pandeiro, bandolim) com os percussivos agogô, surdo, reco-reco, entre outros.

Em resposta à necessidades econômicas (redução da banda para facilitar viagens) e adequações estéticas e sonoras, Luiz Gonzaga foi diminuindo o número de instrumentos e músicos que o acompanhavam até chegar ao clássico zabumba-triângulo-sanfona. Ou seja, a “evolução” se deu na passagem do mais complexo para o simples. É o popular “menos é mais”.

Serviço
Lançamento livro Forró: a codificação de Luiz Gonzaga
Quando: nesta sexta-feira (30), às 18h
Onde: Museu Cais do Sertão (Armazén 10, do Cais do Porto)
Entrada gratuita


AD Luna - Diarios Associados

Nenhum comentário:

Postar um comentário