Seguidores

Para Que Vim


Esse blog tem como objetivo difundir a Música Popular Brasileira em geral, seja ela qual for: a música do Sul, a musica do Cariri, a Pajeuzeira ou mesmo outros ritmos de regiões diferenciadas. Nasci no Sertão do Pajeú, lugar onde a poesia jorra com muita facilidade e que os Poetas do Repente cospem versos com uma precisão incrível. Sempre tive esta curiosidade de fazer postagens e construir um blog. Aliás, criar um blog é simples e rápido, mas, o difícil mesmo é mantê-lo vivo e pulsante. Uma tarefa difícil e tem que ser feita com muita dedicação e precisão, sei que às vezes agradamos a uns e desagradamos a outros; também pudera, não somos perfeitos e isso acontece em todas as áreas e campos de trabalho. E para que o blog aconteça, tenho que desafiar o meu tempo e fazer propagar até aqueles que acessam e fazem aquisições de temas no gênero da música, da poesia e outros segmentos da cultura brasileira. Não tenho a experiência de um Blogueiro profissional, mas, como se diz: “Experiência só se conquista com tempo, perseverança e dedicação”. É isso aí, espero que curtam esse espaço que faço com exclusividade para vocês.


Obs.: Do lado direito do seu monitor adicionei uma rádio (Cantigas e Cantos) com a finalidade de que você leia e ao mesmo tempo ouça uma seleção musical exclusivamente feita por mim. Também inserí fotos Antigas da Capital da Poesia (S. José do Egito), fotos retiradas do Baú do Jornalista Marcos Cirano.


Texto: Gilberto Lopes

Criador do Blog.

quarta-feira, 21 de maio de 2014

Memória do Cangaço: "Homenagem Póstuma no Adeus ao Tenente João Gomes de Lira
















HOMENAGEM PÓSTUMA NO ADEUS AO TENENTE JOÃO GOMES DE LIRA- FEITA PELA CIOSAC- Companhia Independente de Operações e Salvamento na Caatinga- SENDO COMANDADA PELO SUBTENENTE ELISBÃO. BATALHÃO FUNDADO BASEANDO- SE NAS OPERAÇÕES DAS VOLANTES.

João Gomes de Lira nasceu na fazenda Jenipapo distrito de Nazaré aos 03 de julho de 1913, filho de Antonio Gomes Jurubeba (Pai Gomes) e Luciana Maria da Conceição. João Gomes foi casado com Gisélia Amaral de Lira, do casamento nasceram os seguintes filhos: Rubelvam Amaral de Lira; Hamilton Amaral de Lira; Antonio Gomes Jurubeba Neto; Ruberval Amaral de Lira; Clovis Amaral de Lira; Cláudio Amaral de Lira; Maria Lucia Amaral de Lira; Luciana Maria Amaral de Lira; Luciene Cristina Amaral de Lira; Gisélia Amaral de Lira Filha e Cristiana Amaral de Lira. Ingressou na Polícia Militar do Estado de Pernambuco em 16 de julho de 1931, com 18 anos de idade e logo integrou a volante que tinha como comandante o Cel. Manuel Neto que perseguiu Virgolino Ferreira da Silva, o “Lampião”. O Ten. João Gomes fez parte do grupo que perseguiu o cangaceiros no Nordeste, em especial no Estado da Bahia. O Tenente era o último remanescente ainda vivo da época do cangaço dos bravos homens do povoado de Nazaré, hoje distrito bem habitado do município de Floresta Pernambuco. João Gomes de Lira escreveu um excelente livro narrando sua vida e suas andanças em busca de cangaceiros, trata-se da obra “Lampião, Memórias de um soldado de volante”, lançado no Recife, em 1990, pela Biblioteca Pública do Estado de Pernambuco e Companhia Editora de Pernambuco.


Fonte : Blog Euclides Ferraz
Fonte: Lampião, Cangaço e Nordeste (Facebook)
Colaborador Sálvio Siqueira

Nenhum comentário:

Postar um comentário