Seguidores

Para Que Vim


Esse blog tem como objetivo difundir a Música Popular Brasileira em geral, seja ela qual for: a música do Sul, a musica do Cariri, a Pajeuzeira ou mesmo outros ritmos de regiões diferenciadas. Nasci no Sertão do Pajeú, lugar onde a poesia jorra com muita facilidade e que os Poetas do Repente cospem versos com uma precisão incrível. Sempre tive esta curiosidade de fazer postagens e construir um blog. Aliás, criar um blog é simples e rápido, mas, o difícil mesmo é mantê-lo vivo e pulsante. Uma tarefa difícil e tem que ser feita com muita dedicação e precisão, sei que às vezes agradamos a uns e desagradamos a outros; também pudera, não somos perfeitos e isso acontece em todas as áreas e campos de trabalho. E para que o blog aconteça, tenho que desafiar o meu tempo e fazer propagar até aqueles que acessam e fazem aquisições de temas no gênero da música, da poesia e outros segmentos da cultura brasileira. Não tenho a experiência de um Blogueiro profissional, mas, como se diz: “Experiência só se conquista com tempo, perseverança e dedicação”. É isso aí, espero que curtam esse espaço que faço com exclusividade para vocês.


Obs.: Do lado direito do seu monitor adicionei uma rádio (Cantigas e Cantos) com a finalidade de que você leia e ao mesmo tempo ouça uma seleção musical exclusivamente feita por mim. Também inserí fotos Antigas da Capital da Poesia (S. José do Egito), fotos retiradas do Baú do Jornalista Marcos Cirano.


Texto: Gilberto Lopes

Criador do Blog.

sábado, 31 de maio de 2014

Cultura » Rádio Nacional de Brasília comemora 56 anos e reinstala placa da inauguração



No aniversário de seus 56 anos, completados neste sábado (31), a Rádio Nacional de Brasília recebeu pela segunda vez um presente especial: a placa de bronze que marcou a inauguração da emissora, em 1958,  reencontrada e instalada na sede da Empresa Brasil de Comunicação (EBC).

Com a data e a assinatura do presidente Juscelino Kubitschek, a placa é cheia de histórias e não tinha sido instalada na EBC – empresa pública responsável pela gestão da Nacional de Brasília há seis anos – porque ninguém sabia do paradeiro dela. A placa foi encontrada na reforma do prédio que serviu como antiga sede da rádio. "A gente não sabia do paradeiro, achávamos que tinha se perdido. Foi o pessoal de serviços gerais que a encontrou”, conta a gerente de rádios da EBC, Thais Ladeira.

Por ser muito pesada, a placa não pode ser afixada nas primeiras paredes da rádio porque a emissora foi inaugurada em um barracão de madeira, como eram comuns os prédios de Brasília, antes da inauguração da capital. Somente um ano depois do início das transmissões que a rádio foi transferida para o primeiro prédio de alvenaria, e a placa pode ser finalmente instalada. Com o passar dos anos, a Rádio Nacional de Brasília, gerida pela extinta Radiobrás, mudou algumas vezes de sede, e  a placa se perdeu.

Thais conta que, além do valor histórico, a placa tem também valor sentimental para os funcionários e ouvintes da rádio. Segundo ela, a inauguração da emissora teve o papel estratégico de comunicar ao  país como estava o andamento das obras e da vida política em Brasília, além de ajudar a desfazer o sentimento hostil que algumas pessoas ainda tinham em relação ao projeto de mudança da capital.

“O Rio de Janeiro além de ser o centro administrativo até então, era também o centro cultural do país, e as pessoas tinham resistência à mudança para Brasília. Então, a Nacional teve um papel também de relato e convencimento de que JK não era um louco por interiorizar a capital”, explica a gerente.

O descerramento da placa, na sexta-feira (30), marcou ainda o início dos preparativos da emissora para as transmissões da Copa do Mundo, em rede com as sete emissoras de rádio geridas pela EBC. As emissoras AM (ondas médias) e OC (ondas curtas) transmitirão 56 dos 64 jogos do Mundial, enquanto as emissoras FM (frequência modulada) transmitirão os jogos da seleção brasileira. Junto com elas, 30 rádios públicas parceiras entrarão em rede para retransmitir os jogos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário